Com apenas dois anos King, sua mãe e seus dois irmãos foram abandonados pelo pai Donald Edwin King, fazendo com que passassem por graves dificuldades financeiras.
Ainda criança ele testemunhou um acidente horrível, onde um de seus amigos foi atropelado por um comboio quando ficou preso em um ferrovia. Algumas pessoas dizem que este fato é o responsável pelo "lado negro" de King, mas ele desconsidera essa possibilidade.
Ainda na escola ele escrevia história baseadas em filmes que assistia e vendia pra seus colegas, mas seus professores o obrigaram a parar.
De 1966 a 1971 frequentou a Univerdade do Maine, onde escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal Maine Campus. Na faculdade ele conheceu sua esposa Tabitha Spruce e se casaram em 1971.
O período que passou no campus foi bastante influente em suas histórias, assim como os trabalhos que ele fez durante o período para poder pagar pelos seus estudos. Essas influências podem ser vistas em histórias como "The Mangler" e o romance "Roadwork". Após a faculdade, King lecionou na Academia Hampden.
Seu inicio de vida adulta, assim como sua infância e adolescência não foram fáceis. Ele e sua família moravam em um trailer. Durante este período ele escrevia histórias curtas, em sua maioria para revistas masculinas. Mas logo começou a escrever romances, uma de suas primeiras ideias foi um moça jovem com poderes psíquicos (lembram?), mas ele descartou a ideia. Thabitha, sua esposa, regatou os esboços do lixo e o encorajou a continua aquela história, pela qual ele receber US$ 2.5 mil dólares adiantados, mas com os direitos autorais de Carrie ele recebeu mais US$400 mil.
Pouco antes da publicação do livro, a mãe de King faleceu de câncer no útero. Porém, antes de sua morte Emrine, tia de Stephen leu o romance para ela. Nesta época King começou a se tornar dependente do álcool, mantendo-se nesta situação por mais de dez anos, se libertando de seus vícios por volta de 1980 com o apoio de família, se mantendo sóbrio até os dias de hoje.
Em 1999 ele sofreu um acidente, onde foi atropelado durante uma de suas caminhadas. Perdeu a memória, quebrou a perna, fraturou o quadril e teve danos pulmonares. Mas felizmente se recuperou e em poucos meses voltou a ativa nos presenteando com suas histórias e contos.
Feliz ou infelizmente não poderei colocar todas as obras dele aqui, pois são muitas, mas colocarei as principais de sua carreira.
Os melhores 10 livros de acordo com a comunidade online Goodreads
- The Stand (A Dança da Morte)
- It (A coisa)
- The Shining (O iluminado)
- Misery (A angústia)
- Salem's Lot (A hora do vampiro)
- Duma Key
- The Dead Zona (A zona morta)
- Carrie (Carrie, a estranha)
- Bag of Bones (Saco de ossos)
- Pet Semetary (O cemitério)
Além desses livros existem diversos outros ficção e não-ficção, séries, filmes, contos, contos adaptados em séries, minisséries. Enfim, Stephen King é autor em constante expansão.
Confesso que nunca li nada dele, mas com certeza agora vou ter que ler, ele me encantou apenas com sua biografia ainda não escrita. O primeiro livro que lerei, será sem dúvidas O Iluminado, pois ele se inspirou nele mesmo para escrever este livro. Ou seja: Monótono não deve ser!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou" (Abu Shakur).