sábado, 7 de fevereiro de 2015

Um pouco do sangue e horror de Tokyo Ghoul

Hoje terei de segurar minha empolgação para escrever este post. Minha vontade era fazer com que todos pudessem sentir a mesma emoção que vivenciei nesta última semana, assistindo aos episódios deste anime. Fazia muito tempo que eu não via um anime tão bom, e definitivamente Tokyo Ghoul entrou para o meu top five de melhores animes depois disso.

Para aqueles que amam o gênero de horror, este anime é maravilhoso. Aqueles que, como eu, têm medo dos filmes, mas conseguem lidar com uma boa história, também irão adorar esta. Por maior que seja a quantidade de sangue jorrado dos personagens ao longo do anime, nada disso se torna desnecessário quando levamos o contexto em conta.

Tokyo Ghoul conta a história de Kaneki, um adolescente que vive em Tóquio e é apaixonado por uma garota, com quem sempre se depara em uma cafeteria. Um dia, Kaneki convida a garota para sair com ele, e esta aceita o convite. No encontro, ambos conversam amigavelmente e Kaneki apenas fica ainda mais encantado pela garota, principalmente pelo fato de que ambos gostam de ler os mesmos livros.

No entanto, quando Kaneki se propõe a acompanhar a garota de volta à sua casa, esta o ataca em um beco escuro. Kaneki é quase devorado pela garota, que se transforma em uma criatura de olhos vermelhos e com tentáculos sangrentos. Porém, em meio ao ataque, a criatura acaba morrendo acidentalmente, deixando Kaneki gravemente ferido.

"Você parece bom e leve, e fácil de comer."

A única forma que os médicos encontram para salvar a vida de Kaneki é fazendo-lhe um transplante, no qual utilizam órgãos da própria criatura que o atacou, e que para eles aparentava ser apenas uma garota morta. A partir de então, o garoto passa a ter estranhas vontades de ingerir carne humana e um terrível nojo de qualquer outro alimento que lhe é oferecido.

É desta forma que Kaneki descobre que se transformou em um ghoul, uma criatura que se assemelha aos seres humanos, mas se alimenta da carne deles. A cidade de Tóquio está cheia de outros ghouls, e estes estão assustando a população com o número de ataques que têm provocado, por isso é bastante perigoso que o garoto diga aos outros sobre sua verdadeira natureza. 

Sendo metade humano e metade ghoul, Kaneki passa a se sentir desesperado em meio à sociedade. Constantemente se sente sozinho, tentando esconder dos humanos seu desejo por carne e tentando provar aos outros ghouls que não os considera totalmente cruéis pelo fato de se alimentarem dos humanos. Afinal, todos precisam se alimentar.


Este é um anime que nos faz pensar sobre a importância de ter um ponto de vista bilateral e não ser totalmente fechado em uma opinião. É preciso enxergar os dois lados, pois a justiça de um pode significar a crueldade para outro. É isso o que é mostrado o tempo todo nas disputas entre humanos e ghouls e nas dúvidas que Kaneki passa a ter sobre a própria identidade.

Destaco neste anime também o papel desempenhado pelas personagens femininas da história. Infelizmente, a mulher nos animes nem sempre é muito valorizada como personagem e é sempre vista com um estereótipo de garota fofinha e frágil. Em Tokyo Ghoul encontramos personagens femininas fortes e admiráveis, que conseguem lidar com os problemas com os poderes que têm.

Touka, uma das personagens mais fortes do anime.

O protagonista da história apresenta uma grande evolução em sua personalidade ao longo dos episódios, e esta se torna ainda mais acentuada no último episodio da primeira temporada. O final da primeira temporada não chega a ser surpreendente, muito pelo contrario, é bastante previsível. No entanto, ele representa a confirmação de algo pelo qual o telespectador já está esperando desde o começo do anime e que, quando acontece, apenas nos faz ficar ansiosos por mais.

Abaixo deixarei para vocês o vídeo com a abertura da primeira temporada do anime. A música está legendada em português, e por meio dela podemos perceber também as dúvidas vivenciadas pelo protagonista para que consiga entender a si mesmo e a sua personalidade.

* Caso se interesse em assistir o anime, este é um bom site para download.
*Aqui você pode ver os episódios online.

Tokyo Ghoul foi lançado no ano passado e atualmente está no quinto episódio de sua segunda temporada. Se você correr para assistir, ainda dá tempo de acompanhar os cinco episódios que serão lançados este ano assim que saírem. Se você já assistiu ou está acompanhado, divida sua opinião com a gente aqui nos comentários!

Beijos.


Jessica Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou" (Abu Shakur).