quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Reveillon ao redor do mundo




Cada cantinho do mundo tem suas próprias características. Cada povo é singular, com suas culturas e tradições ás vezes muito estranha para nós, mas algo cheio de história e certezas para eles.
Não devemos ver essas diferenças como algo ruim, ao contrário! Quanto mais diversidade no mundo, mais interessante se torna viver e viajar. Afinal, que graça teria se fossemos todos iguais?

Vamos começar pelo nosso cantinho, o Brasil: Aqui, quem nunca se vestiu de branco, pulou 7 ondas fazendo 7 pedidos na praia, durante reveillon ainda não teve uma virada de ano tradicionalmente brasileira. Por ter grande influencia africana, o Brasil tem muitos adeptos e simpatizantes de religiões como candomblé e umbanda, e estes, sempre deixam a praia ainda mais bela no reveillon, fazendo diversas oferendas e lançando flores a deusa dos mares, Iemanjá. E aqueles que querem garantir um pouco mais de sorte no ano seguinte não abrem mão da lentilha.

Quanto aos Estados Unidos, quem nunca ouviu falar do lançamento da grande bola na Times Square em Nova York? Certamente, este é o evento mais tradicional na noite de reveillon nos EUA. Milhares de pessoas se reúnem para assistir. Já na Califórnia, a tradição é a "Rose Parade" na Pasadena no dia de ano novo. O evento é repleto de carros alegóricos e assim como na Times Square, milhares de pessoas se posicionam nos melhores lugares para assistir ao desfile. Na ceia deles não pode faltar o black-eyed peas (Lembram de algo?! rs), é um grão semelhante ao nosso feijão.  Rés a lenda que ao contrário de nós, o americanos gostam de vestir preto.

Na Alemanha, o simbolo do reveillon é um porco! Sim, gente, um porco que simboliza a boa sorte. O porco é servido assado como um dos pratos principais da ceia, e ainda são usadas miniaturas de porcos feitas de marzipã, que é uma massa doce, açucar, massa de biscoite ou ainda chocolate. Para os povos germânicos os porcos eram sinal de fartura, fertilidade e riqueza. Viva o porco!

Ja na Itália, a grande festa acontece no dia 1º de Janeiro em Roma. Alguns corajosos pulam da Ponte de Santo Ângelo para dentro do Rio Tibre, segundo a tradição o mergulho atrai boa sorte. É um salto de louco, pois o Rio Tibre é bastante raso, isso faz com que o 'saltadores' corram muito risco ao chegar la em baixo, sem contar a temperatura que é baixíssima, já que a festa ocorre no inverno.

Em uma tentativa de afastar os maus espíritos e trazer boa sorte os Dinamarqueses sobem e pulam de cadeiras. No dia 1 primeiro de Janeiro, todos esperam que a frente de suas casas estejam repletas de cacos, pois os dinamarqueses tem a tradição de quebrar pratos nas portas de seus amigos como prova de amizade e lealdade, ou seja, quantos mais sujeira para limpar, mais amado você é.

Os Holandeses queimam árvores de Natal para comemorar o reveillon (mega estranho, isso). Além da queima, eles organizam mergulhos em diversos lagos, canais e no Mar do Norte, apesar da temperatura baixíssima, pois neste época do ano registra-se temperaturas a baixo de zero na Holanda. 

A que achei mais engraçadinha, foi sem dúvidas a tradição de Belarus, onde as mulheres solteiras participam de uma competição que determina quem vai ser a primeira a se casar no ano seguinte.
E na lindíssima Inglaterra,  o ano novo mais tradicional acontece em Londres, no dia 1º de Janeiro acontece a "London New Year Parade", um desfile enorme que para toda a cidade para pra assistir..

Na Áustria, a meia noite do dia 31 de dezembro eles derramam chumbo derretido em uma tigela com água, através da figura que se forma eles sabem como será o próximo ano. Se formar uma bola significa que terão uma boa sorte, caso seja uma âncora a pessoa precisará de ajuda e se por acaso for um formato de cruz quer dizer a pessoa não festejara mais um ano novo...

Agora por último, apresento a vocês meus dois preferidos:

No Equador, o povo se reúne para queimar fotos e imagens que representam algo que não gostem ou que não desejam em suas vidas no próximo ano.

E por fim, no Camboja, acontece um dos mais belos rituais de ano novo (comemorado em abril por eles), o ano novo é comemorado durante três dias e chamado de Chaul Chnam Thmey" que significa "Entre ano novo", durante esses dias as crianças lavam os pés dos seus pais e avós demonstrando respeito e para obter bença em troca, também borrifão água nos rostos uns dos outros, durante a manhã, e à noite. E o que eu achei mais bonito: derramam água colorida nos parentes e amigos simbolizando seus desejos para o ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou" (Abu Shakur).