sábado, 10 de janeiro de 2015

Vôlei e competitividade em Haikyuu

Há alguns dias terminei de assistir a este anime (animação japonesa) e gostei tanto da história que ele traz que achei que seria interessante compartilhá-la com vocês. Haikyuu é um anime que fala sobre amizade, trabalho em equipe, competitividade e, principalmente, esforço para superar limitações impostas pelos outros no mundo do esporte.

 O anime foi lançado no ano passado, e conta a história de Hinata, um adolescente que descobre seu amor pelo vôlei quando assiste a uma partida pela TV e vê os movimentos do “Pequeno Gigante”, um famoso jogador que logo se torna seu ídolo. Desde então, Hinata se esforça para formar um clube de vôlei em seu colégio, porém os jogadores que se unem a ele não demonstram tanto interesse no esporte.

 Mesmo assim, o time de Hinata entra para o campeonato, mas é massacrado pelo time de Kageyama, um jovem jogador conhecido como “O Rei das Quadras”. Depois disso, Hinata promete a si mesmo que irá treinar mais, apesar de ser considerado baixinho para o mundo do vôlei, e seu objetivo passa a ser enfrentar Kageyama novamente e vencê-lo em uma partida.



No entanto, Hinata termina o Ensino Fundamental e muda de colégio. Só então descobre que acabou indo para o mesmo colégio em que Kageyama estuda, e terá que esquecer de uma vez aquela rivalidade com ele e trabalhar em equipe para que possam vencer o próximo campeonato. E em meios às dificuldades, é possível perceber que não apenas Hinata, mas todos os personagens do anime têm seus próprios obstáculos que precisam ser superados para construir um time de verdade.



Considero os personagens de Haikyuu muito verdadeiros, pois por meio deles somos capazes de perceber quais são os desafios que um jogador de vôlei enfrenta: não ter altura o bastante para jogar como atacante, não saber trabalhar em equipe, não saber lidar com a pressão ao cometer erros em campo, ser colocado no banco de reservas e etc.


Abaixo deixarei para vocês o vídeo da segunda abertura do anime que, na minha opinião, é mais bonita do que a primeira. Eu sempre gosto de ver os traços de um anime para me decidir sobre assisti-lo ou não, por isso ver a abertura é algo que faço. Infelizmente não encontrei o vídeo com a letra da música traduzida, mas ela fala sobre superar obstáculos e é linda também.


*Caso se interesse por assistir o anime, este é um bom site para download.
*Aqui você pode assistir aos episódios online.

Por fim, gostaria de dizer que este anime me motivou a conhecer mais sobre o vôlei, algo que talvez não acontecesse naturalmente, considerando que o vôlei não é um esporte tão popular no Brasil quanto o futebol, que está sempre na TV. Pode ser que eu ainda faça um post exclusivo sobre vôlei posteriormente se vocês se interessarem.

E para quem gostar do anime, saibam que ele está em sua primeira temporada, mas já tem segunda temporada prevista para este ano, em data ainda não definida. E não esqueçam de dividir sua opinião sobre os nossos temas de posts aqui nos comentários. Adoraríamos saber mais sobre o que vocês pensam também!

Beijos.


Jéssica Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou" (Abu Shakur).