sábado, 21 de fevereiro de 2015

[AUTORES] Machado de Assis


Joaquim Maria Machado de Assis, mais conhecido como apenas Machado de Assis, é considerado  o maior escritor da literatura nacional. Pode-se dizer que ele era um escritor de múltiplos talentos, escrevia desde poemas a textos jornalísticos.
Filho de Francisco José de Assis, um mulato que pintava paredes, filho de escravos alforriados, e de Maria Leopoldina da Câmara Machado, uma lavadeira portuguesa, Machado de Assis nasceu no Morro do Livramento no Rio de Janeiro, no dia 21 de Junho de 1983. De família pobre frequentou frequentou escolas públicas e nunca teve a oportunidade de cursar uma universidade.
Atraído pela boemia e pela corte, Machado de Assis, usou de seu intelecto para subir socialmente: Assumiu diversos cargos públicos, entre eles o ministério da agricultura, do comércio e das obras publicas.
Conseguiu ser reconhecido rapidamente através dos jornais onde publicava suas primeiras poesias e cronicas. Após atingir a maturidade, junto com seus colegas fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
Machado de Assis possuí um currículo bastante extenso: Nove romances e peças teatrais, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Além de ser considerado o introdutor do realismo no Brasil.
Suas obras foram de grande importância para as escolas literárias brasileiras dos séculos XIX e XX, e ainda hoje são de grande interesse acadêmico e público.
Felizmente desfrutou do reconhecimento brasileiro ainda em vida, porém, não da fama no exterior. Nos dias de hoje é visto como um autor brasileiro sem precedentes, devido a audácia nos temas de seus textos, por este motivo suas obras e seu nome tem tido reconhecimento mundial.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou" (Abu Shakur).