sábado, 21 de março de 2015

[AUTORES] Agatha Christie



Aghata Mary Clarissa Miller nasceu em Toruay, condado de Devonshiri, na Inglaterra em 15 de setembro de 1890. De família rica estudou em casa com professores particulares, aprendeu piano e canto, e passava grande parte do seu tempo escrevendo poemas e contos. Em 1914 ela se torna Aghata Mary Clarissa Christie, quando se casa com o piloto inglês Archibald Christie, adotando seu sobrenome.

Em 1917, sua irmã Madge a desafiou a escrever seu primeiro livro, uma trama policial, publicada apenas em 1920: "O Misterioso Caso de Styles". Após este, Christie escreveu alguns outros livros, mas foi apenas em 1926, com "O Assassinato de Roger Ackroyd", que ficou famosa. Neste mesmo ano, no dia 3 de Dezembro Agatha Christie se despediu de sua filha e saiu de casa, sendo encontrada só depois de 10 dias, as más línguas dizem que foi apenas uma armação para vender mais livros. Se separando de Archibald dois anos após o seu desaparecimentoEm 1930, já divorciada de seu primeiro marido, Agatha casa-se com o arqueólogo Max Mallowan.

Durante toda a sua carreira, Agatha Christie publicou mais de oitenta livros, alguns deles sobre o pseudônimo de Mary estmacott. De acordo com o Guiness Book, ela é a romancista mais bem sucedida da literatura popular mundial, ficando atrás apenas das obras de William Shakespeare e da Bíblia.

O personagem mais presente em suas histórias, foi o detetive Hercule Poirot, ele apareceu em 33 livros. 

E em 1971, foi condecorada pela rainha Elizabeth II, com o título equivalente ao sir do Império Britânico : "Dame" (Dama)

Agatha Christie veio a falecer em 12 de Janeiro de 1976, aos 86, de pneumonia, em  Wallingford, condado de Oxfordshire, na Inglaterra.


Suas Obras mais famosas:


  • O Assassinato de Roger Ackroyd - 1925
  • O Assassinato no Expresso Oriente -1933 (Adaptado ao cinema)
  • E não sobrou nenhum - 1939
  • Morte no Nilo - 1937 (Adaptado ao cinema)
  • A Casa Torta - 1948
  • Os Crimes ABC - 1936
  • Convite para um Homicídio - 1950
  • Cinco Porquinhos - 1941 (Virou série)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou" (Abu Shakur).