Aghata Mary Clarissa Miller nasceu em Toruay, condado de Devonshiri, na Inglaterra em 15 de setembro de 1890. De família rica estudou em casa com professores particulares, aprendeu piano e canto, e passava grande parte do seu tempo escrevendo poemas e contos. Em 1914 ela se torna Aghata Mary Clarissa Christie, quando se casa com o piloto inglês Archibald Christie, adotando seu sobrenome.
Em 1917, sua irmã Madge a desafiou a escrever seu primeiro livro, uma trama policial, publicada apenas em 1920: "O Misterioso Caso de Styles". Após este, Christie escreveu alguns outros livros, mas foi apenas em 1926, com "O Assassinato de Roger Ackroyd", que ficou famosa. Neste mesmo ano, no dia 3 de Dezembro Agatha Christie se despediu de sua filha e saiu de casa, sendo encontrada só depois de 10 dias, as más línguas dizem que foi apenas uma armação para vender mais livros. Se separando de Archibald dois anos após o seu desaparecimento. Em 1930, já divorciada de seu primeiro marido, Agatha casa-se com o arqueólogo Max Mallowan.
Durante toda a sua carreira, Agatha Christie publicou mais de oitenta livros, alguns deles sobre o pseudônimo de Mary estmacott. De acordo com o Guiness Book, ela é a romancista mais bem sucedida da literatura popular mundial, ficando atrás apenas das obras de William Shakespeare e da Bíblia.
O personagem mais presente em suas histórias, foi o detetive Hercule Poirot, ele apareceu em 33 livros.
E em 1971, foi condecorada pela rainha Elizabeth II, com o título equivalente ao sir do Império Britânico : "Dame" (Dama)
Agatha Christie veio a falecer em 12 de Janeiro de 1976, aos 86, de pneumonia, em Wallingford, condado de Oxfordshire, na Inglaterra.
Suas Obras mais famosas:
- O Assassinato de Roger Ackroyd - 1925
- O Assassinato no Expresso Oriente -1933 (Adaptado ao cinema)
- E não sobrou nenhum - 1939
- Morte no Nilo - 1937 (Adaptado ao cinema)
- A Casa Torta - 1948
- Os Crimes ABC - 1936
- Convite para um Homicídio - 1950
- Cinco Porquinhos - 1941 (Virou série)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou" (Abu Shakur).