quarta-feira, 18 de março de 2015

Nutrição Capilar

Olá leitoras e leitores...
Aqui é a Clara e hoje falarei sobre um assunto que, pelo menos em meu circulo social, está repercutindo bastante: A nutrição com azeite.


Falarei resumidamente tudo que sei sobre essa nutrição:

A prática de passar o azeite no cabelo é conhecido como umectação. O indivíduo deve passar o azeite puro no comprimento dos fios até deixá-los com aspecto úmido. Lembrando que é de extrema importância que o azeite seja extra virgem, caso contrário, o mesmo pode conter aditivos alimentares e outros tipos de óleos que podem ser prejudiciais à saúde dos fios, aí o resultado não será satisfatório.

O tempo que a pessoa deixa agir pode variar. Eu normalmente deixo em torno de 1 hora, mas já houveram vezes em que umectei o cabelo antes de dormir e deixei agir a noite inteira, porque é no momento em que dormimos que o cabelo está mais propenso à absorção de nutrientes.

O azeite vai atuar no córtex do cabelo, que é a camada intermediária do fio onde estão contidas as estruturas do mesmo, promovendo assim, a diminuição do volume, o controle do frizz em excesso, a devolução da oleosidade do fio ressecado e/ou danificado por processos químicos (como tinturas e descolorações), a devolução da elasticidade natural dos fios, cachos domados, cabelos mais macios e brilhantes dando à eles um aspecto mais bonito e menos espigado.

É claro que os resultados irão variar de cabelo para cabelo. Os virgens não terão um resultado tão evidente quanto os que já foram submetidos à processos químicos e foram danificados por eles, tanto quanto pelo uso excessivo de secadores e chapinha.

Como fazer a nutrição adequadamente:

A melhor maneira de ter bons resultados com a nutrição de azeite é a seguinte:
  1. Lave os cabelos com shampoo (pode ser o anti-resíduo se caso você não o utilize com frequência) - O shampoo contém um pH alcalino, como já expliquei no post anterior, desse modo ele faz com que as escamas do cabelo se abram para uma absorção de nutrientes mais eficiente.
  2. Desembarace os fios com cuidado para não quebrá-los, lembrando que, se iniciar a escovação de baixo para cima (das pontas à raiz) a probabilidade de quebrá-los será menor.
  3. Para umectar, espere os fios secarem naturalmente. O calor excessivo do secador fará com que as escamas se fechem.
  4. Depois de seco, aplique no comprimento dos fios o azeite de oliva extra virgem. Você pode despejar uma quantidade na mão e espalhar, mecha por mecha, sempre massageando até que o cabelo esteja inteiro úmido.
  5. Deixe agir no cabelo por pelo menos 30 minutos. Recomendo que espere de 1 à 2 horas, mais vai do tempo disponível de cada pessoa. (Por isso a umectação noturna pode ser uma boa pedida para quem não tem disponibilidade de horário).
  6. Após esperar o tempo necessário (ou acordar), lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador. - Ao contrário do shampoo, o condicionador contém o pH mais baixo que o do cabelo, fazendo com que as escamas do fio se fechem.
  7. Pronto, a umectação está completa. É preferível que o cabelo seque naturalmente.
Esse procedimento pode ser feito com óleo de coco as well.

Falando sobre experiência própria, eu realmente tenho preguiça de lavar o cabelo para "sujá-lo" com os óleos, por isso sempre fiz a umectação antes de lavar (ou seja, sujo). Acredito que a absorção não seja tão eficiente, mas ainda assim funciona, ainda mais em cabelos que estão com a estrutura extremamente danificada e ressecada como os meus estavam.

Vale lembrar que a nutrição do fio nem sempre é feita através da umectação. Você pode, por exemplo, lavar os cabelos com shampoo e fazer um tratamento de 30 minutos (durante o banho) com alguma mascara de nutrição, que sempre serão à base de óleos e manteigas como: karité, coco, abacate, argan, amêndoas, entre outros... E é extremamente fácil de encontrar no mercado. Eu sempre faço esse tipo de tratamento, e, para potencializar ainda mais a nutrição, adiciono algum tipo de óleo ao creme.





Também é importante salientar que o excesso de qualquer nutriente pode ser prejudicial ao fio. Tentem ter uma regularidade não abusiva do uso de óleos e derivados, principalmente se o seu cabelo não tiver nenhum tipo de química ou foi tingido uma ou duas vezes apenas. Se muito utilizados eles podem resultar no efeito oposto ao desejado, deixando o cabelo pesado, com aspecto sujo e, em alguns casos, enfraquece-los tornando-os quebradiços e frágeis.

A nutrição capilar é um tratamento gradual e depende de outros cuidados como a hidratação e reconstrução, porém, é também um dos cuidados que mostram os resultados mais imediatos. Em alguns cabelos, logo após a primeira aplicação, a melhoria é perceptível.

Bom, é isso aí. Caso surjam dúvidas sintam-se livres para me procurar e perguntar que, com muito prazer, tentarei ajudá-las. 

Vejam meu último post onde falei sobre os conceitos básicos para manter um cabelo saudável.

Xo: Clara Prado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou" (Abu Shakur).