segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

[RESENHA] - O lado bom da vida de Matthew Quick

Título: O Lado Bom da Vida

Título Original: The Silver Linings Playbook

Autor: Matthew Quick

Genêro: Romance

Qtd de Páginas: 256

Editora: Intrínseca

Publicação: 2008

Preço Médio: R$ 9,90 - R$ 23,90


Sinopse:
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele "lugar ruim", Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".
Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.

Opinião:
De inicio o livro parece bem chato, principalmente no que se refere aos diálogos entre Pat e Tifany (Irmã da esposa do melhor amigo de Pat). Os pensamentos de Pat também não me parecem legais, mesmo considerando que ele tem problemas mentais, ele mais parece um rebelde sem causa (Ter assistido o filme antes de ler o livro me atrapalhou muito, por isso não levem esta opinião muito a sério, e por favor: Se quiserem uma boa leitura, não assistam o filme antes!!).
Mas para minha surpresa pouco antes do meio do livro começo a perceber que Pat na verdade tem a alma pura de uma criança. Apesar de um livro de romance, O Lado Bom da Vida traz um humor sútil através de Pat, algo leve mas que faz toda a diferença e me rendeu boas risadas.
Chegando perto do fim o livro volta a ser maçante, mas felizmente é rápido e após este breve momento de chatice sinto que o livro realmente começa e não consigo tirar o sorriso dos lábios admirando a capacidade do Pat em ver o lado bom da vida.
Eu acredito que no fundo todos somos um pouco Pat, acreditamos sempre no melhor das pessoas e esperamos que elas nos surpreendam. Aprendi muito com ele, e sem dúvida alguma super recomendo essa leitura. Tirei algumas lições importantes para mim e tenho certeza que vocês terão uma leitura proveitosa, afinal, quem nunca tentou mudar por um suposto amor verdadeiro? Aqui, vocês vão aprender que ninguém precisa mudar por um amor verdadeiro, o verdadeiro amor não nos transforma, nos completa e nos aceita.
O Lado Bom da Vida traz o final mais simples, romântico e verdadeiro que eu poderia esperar em um livro.

(...) porque as pessoas fora das instituições de saúde mental precisam ter boas regras morais para que o mundo continue a funcionar sem grandes interrupções para que os finais felizes floresçam. - Pat

Boa Leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou" (Abu Shakur).